Lucas Lee confirma participação no Brasil Champions

O paulista Lucas Lee confirmou na noite desta segunda-feira sua participação no Brasil Champions apresentado por Embrase, o maior torneio de golfe do continente, que acontece de quinta-feira a domingo no São Paulo Golf Club, na Zona Sul da capital paulista. Ele ainda era dúvida na competição pois poderia disputar a etapa do PGA Tour de Houston, no Texas (EUA), que acontece esta semana, mas não passou na seletiva disputada nesta segunda-feira.

“Espero passar o corte, disputar as finais e lutar pelo título”, diz ele. “Gosto muito do São Paulo Golf Club, e sei que posso jogar melhor do que no ano passado”, completa. Em 2015, Lee foi o único brasileiro a passar o corte no Brasil Champions. Sua performance em São Paulo lhe permitiu disputar outras etapas do Web.com Tour, onde foi vice-campeão de dois torneios consecutivos.

Com isso, obteve no final da temporada passada vaga para o PGA Tour e chegou ao ranking olímpico de golfe, onde se manteve por algumas semanas e para onde tenta retornar até julho, para poder obter a vaga olímpica.

Cada país pode ter no máximo dois representantes no masculino e duas no feminino nas Olimpíadas, a não ser que tenha jogadores no top 15 do mundo (o que não é o caso do Brasil), quando o limite sobre para quatro por país.

Terceiro brasileiro da história a ser membro do PGA Tour americano, o principal circuito de golfe do mundo, Lee é o segundo melhor golfista nacional no ranking mundial, atualmente na 422ª posição. Ele precisa ficar entre os 350 melhores do mundo para entrar novamente no ranking olímpico, que lista os 60 competidores que jogarão no Rio de Janeiro em agosto, na volta do esporte às Olimpíadas após 112 anos.

O seu adversário mais direto será o também paulista Alexandre Rocha, atual 561º do mundo, que também tenta seu espaço nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Se os Jogos fossem hoje, o gaúcho Adilson da Silva, 322º do mundo e 57º do ranking olímpico, seria o único classificado no masculino. Silva não jogará em São Paulo pois disputa os circuitos asiático e sul-africano.

Lee e Rocha disputarão nesta quarta-feira, a partir das 9h30, o Pro-Am, torneio de confraternização entre profissionais e amadores que abre oficialmente o evento. Ao término do jogo, por volta das 14h, ambos estarão disponíveis para dar entrevistas para os jornalistas que se credenciarem.

Atualmente, o Web.com Tour é a única forma de um golfista conquistar o direito de disputar o PGA Tour. Por isso, o circuito se torna o segundo mais concorrido dos EUA e um dos mais cobiçados do mundo. Três de cada quatro membros do PGA Tour já disputaram o Web.com Tour.

Ao final da temporada, os 25 primeiros do ranking do Web.com Tour ganharão a tão sonhada vaga no PGA Tour. Os colocados de 26º a 75º lugar poderão disputar os The Finals, série de quatro campeonatos de US$ 1 milhão em prêmios cada. Este torneio também reunirá 75 membros do PGA Tour que não terminaram entre os 125 primeiros do ano. Esses quatro campeonatos distribuirão outros 25 cartões para o PGA Tour.

Convites gratuitos - Os convites para o Brasil Champions são gratuitos e devem ser retirados com antecedência em dois pontos de distribuição. O primeiro deles é o Embrase Golf Center, centro de treinamento da Federação Paulista de Golfe (R. Dep. João Bravo Caldeira, 273 – Jardim Ceci), das 7h às 22h (com exceção de segunda-feira, quando o empreendimento abre às 14h, e dos finais de semana, quando fecha às 20h). De 28/03 a 02/04, as entradas também poderão ser retiradas no Hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Júnior, 1000 – Jardim das Acácia), das 9h às 18h.

O Brasil Champions é apresentado por Embrase e também é patrocinado por Bradesco, Comgás, Localiza e Sportv. Nespresso é o café oficial. Rolex é o relógio oficial. A organização é da Confederação Brasileira de Golfe e promoção da IMM. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com apoio do São Paulo Golf Club, Chandon, Informar Saúde e Stella Artois, e chancela do Web.com Tour.